Cuidados com a Laceração e a Episiotomia

A ocorrência do trauma perineal pode ocasionar dor no períneo após o parto. Nesse período puerperal, a presença de dor gera dificuldades para o exercício da maternidade e o desenvolvimento das atividades cotidianas, como o autocuidado, a amamentação e o cuidado ao recém-nascido, além de interferir no sono, no repouso, na movimentação, na micção, na evacuação e no apetite da puérpera. Essas dificuldades podem causar importantes problemas físicos, psicológicos e emocionais que colaboram para experiências negativas do parto.
Para que isso não aconteça, vamos passar algumas sugestões que podem aliviar esses desconfortos:
1. Exercícios do assoalho pélvico

Os exercícios do assoalho pélvico devem ser iniciados dois a três dias após o parto ou quando o paciente se sentir confortável. Pacientes com rupturas perineais devem ser encaminhadas a um fisioterapeuta pélvico para avaliação funcional do assoalho pélvico para prevenir/tratar a incontinência urinária e/ou fecal e dor na relação sexual.

2. Cuidado com intestino

Evitar a constipação (prisão de ventre) é de grande relevância pois a passagem das fezes muito ressecadas podem resultar em deiscência da ferida. Caso perceba esse sintoma, veja com seu médico ou nutricionista a possibilidade do uso de um probiótico para que as fezes fiquem mais macias mas não soltas.

3. Compressa fria

Compressas frias devem ser usadas em intervalos de 10 a 20 minutos nas primeiras 24 a 72 horas após a cirurgia. E em casa pode ser feita no intervalo de 4 em 4 horas.

4. Posicionamento e movimento

Durante as primeiras 48 horas após a cirurgia, a mulher deve usar posições que reduzam o edema perineal. Isso envolve deitar enquanto descansa, ficar de lado durante a amamentação e evitar o uso excessivo na posição sentada. É importante também evitar atividades que possam aumentar a pressão intra-abdominal nos primeiros seis a 12 meses após o parto.

5. Cuidado com a ferida

Certifique-se de que a ferida é lavada e seca após o banho. Cuidado para não esfregar a região. O paciente deve inspecionar a ferida diariamente com o uso de um espelho de mão quanto a sinais de ruptura da ferida.

Ao ir ao banheiro use água corrente para se limpar ao invés de usar o papel higiênico e depois aplique o spray antiséptico.

E tente não usar roupas muito apertadas e dê preferências á calcinhas de algodão.

6. Antibióticos e Anti-inflamatórios

Analgésicos e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) podem ser usados com orientação do médico. No entanto, limite o uso de opióides para reduzir o risco de constipação (já falamos da consequência dela).

E os antibióticos podem ser recomendados pelo médico no pós-operatório imediato para reduzir o risco de infecções e deiscência da ferida.
Não esqueça que é fundamental que seu assoalho pélvico seja avaliado por um fisioterapeuta independente de ter tido alguma laceração ou não.
Fonte: Avaliação e tratamento da dor perineal no pós parto vaginal. Acta paul. enferm. vol.24 no.1 São Paulo  2011.
Perineal Tears A review.Australian Journal of General Practice. 2018.

1 comentário em “Cuidados com a Laceração e a Episiotomia”