A sigla VBAC (Vaginal Birth after Cesarean) significa parto vaginal após a cesária e atualmente sabe-se que “uma vez cesária sempre cesária” virou um mito mas é importante conhecer alguns fatores que podem ajudar você a ter seu parto vaginal.
- Escolha uma equipe que apoie seu parto e te passe segurança para viver essa experiência de maneira segura e confiante. O que te ajudará na escolha são indicações de pessoas que tiveram VBAC com aquela equipe, índices de parto normal realizados por elas, e claro, a empatia e afinidade que vocês construirão.
- Durante a escolha da sua equipe, conte sobre sua história do parto anterior, como o motivo da cesária, além de, possíveis complicações anteriores. Isso vai ajudar a ver a real possibilidade de um parto normal após a cesária.
- O fato de já ter tido um parto vaginal antes ou depois da cesária aumenta em três vezes a chances do VBAC, ou seja, a história de partos vaginais passados é de extrema importância. É importante dizer também que isso está relacionada a menor taxa de ruptura uterina.
- O adequado ganho de peso materno ajuda também no ganho de peso do bebê influenciando positivamente no VBAC. Por isso é importante uma vida saudável na gestação.
- A prevenção e o controle da Diabetes Gestacional auxilia no ganho de peso e no Índice de Massa Corporal (IMC) adequado para maior chances do VBAC. Quando não há o controle, pode aumentar a chances de falha na indução de parto e maior risco de sofrimento fetal.
- O trabalho de parto quando iniciado de forma espontânea é melhor e se for pensado na indução do parto, a idade gestacional não influencia desde que esteja entre 37 a 41 semanas. No entanto, é importante analisar os benefícios e malefícios de cada mulher que quer o VBAC.
De acordo como uma Meta análise realizada em 2009, o uso de analgesia não está ligada ao insucesso do VBAC, tão pouco, o tempo de uma cesária para outra.
FONTE: Wu. Y. et al. Factors associated with successful vaginal birth after a cesarean section: a systematic review and meta-analysis. BMC Pregnancy and Childbirth volume 19, Article number: 360 (2019).